CIARTE - CENTRO INTEGRADO DE ARTES - JOAÍMA – MINAS GERAIS

O principal objetivo desse projeto, além de despertar a vocação artística dos joaimenses, especialmente crianças e jovens, é favorecer a democratização das artes, direito de todos. O CIARTE é uma escola municipal que garante aos joaimenses um espaço agradável com infra estrutura adequada para o aprendizado e execução de várias atividades artísticas. • Música: Musicalização infantil, violino, violão, instrumentos de sopro das famílias dos metais e madeiras. O CIARTE oferece aulas gratuitas desses instrumentos e possui vários grupos musicais que já se apresentam: Conjunto de flautas “Doce harmonia e Doce Encanto”, Filarmônica Municipal Licínio de Castro, Fanfarra,grupo de violinos e violão. • O Meio Ambiente é também trabalhado no CIARTE. Crianças a partir de 5 anos até pessoas da 3ª Idade usufruem das atividades do CIARTE gratuitamente, favorecendo assim uma saudável convivência entre várias gerações. A Prefeitura Municipal de Joaíma faz acontecer no CIARTE um trabalho de PROMOÇÂO SOCIAL porque acredita no poder da arte para sensibilizar e educar as pessoas que buscam essa oportunidade de crescimento Sócio-Cultural.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DIA DE CULTURA NA PRAÇA - 25 DE AGOSTO - JOAÍMA FOLCLÓRICA - CONHECENDO AS RIQUEZAS E DIVERSIDADES DA NOSSA CULTURA

 

Toda a região apresenta variedades,  bastantes apreciáveis em aspectos profanos e religiosos. Herdado do branco, do negro e do índio, o folclore da nossa região apresenta grande número de manifestações típicas regionais, que se mantêm, ao longo dos anos.

Com base nesse cenário histórico e cultural, um dos objetivos principais deste projeto foi trabalhar a questão da preservação histórica e do resgate da cultura popular de Joaíma. 


Brincadeiras, tradicionais guloseimas típicas, danças, capoeira, encenações, feira de artesanatos e mostra, desfile do boi de janeiro e nega maluca, grupo de reisado, fanfarra e  outras atividades movimentaram toda a praça.

No interior do espaço cultural várias apresentações também complementaram a programação no cair da noite. Após a assinatura do Projeto de lei que cria a "Comenda Joaíma - 100 Anos -  Cypriano Ferreira"  pelo Prefeito Flávio  Botelho Leal o público foi agraciado com um belíssimo Show de Rubéns Espíndola, dando continuidade aos festejos folclóricos.Presença marcada também no palco do espaço cultural do cantor José Roberto e alunos do IECCV.  O CIARTE também foi destaque trazendo nove canções populares reunindo os instrumentos musicais flautas, violinos e violões e o Grupo Teatral é isso, é?! encerrou o evento com chave de ouro envolvendo e levando o público a viver os mistérios de uma lenda.

O evento foi organizado pelo conselho  do Patrimônio Histórico Municipal de Joaíma e CIARTE - JOAÍMA  com o apoio da Prefeitura Municipal de Joaíma, PROJOVEM, Escola Municipal Antônio Jerônimo de Oliveira, CME Shirley Melo, CME Abelhinha Centro, CME Abelhinha Bela Vista, APAE, IECCV, Escola Estadual Antônio Gomes Moreira, Cel. Lídio Araújo e Professor Manoel do Norte e Rádio Liberdade FM 102,9.





























O Prefeito Flávio Botelho Leal assina Projeto de Lei criando a "COMENDA JOAÍMA - 100 ANOS - CYPRIANO FERREIRA" durante o evento Cultural.












Atrás do Boi de Janeiro e da Nêga Maluca foi só alegria! O Grupo Folclórico liderado por Licinha (Foliã) partiu da quadra do Bairro Bela Vista em cortejo pelas ruas da cidade em direção à Praça Mário Martins para ali completar a ferveção folclórica do  lugar. 








Com sua arte inovadora acabou mais uma vez, com uma performance perfeita levando o público ao delírio, melhor dizendo em pânico total. 











O prefeito Flávio Botelho Leal e a primeira dama do município Drª Enedina  e secretários marcaram presença durante o evento prestigiando a Cultura Joaimense. 

Agradecemos de uma forma calorosa a toda a população pelo empenho e disponibilidade demonstrada ao participar e fazer parte do projeto  DIA DE CULTURA NA PRAÇA  -  "JOAÍMA FOLCLÓRICA".
Revivemos em conjunto tradições à muito não vividas.

Esta festa não foi festejada, foi vivida. Obrigado a todos!