CIARTE - CENTRO INTEGRADO DE ARTES - JOAÍMA – MINAS GERAIS

O principal objetivo desse projeto, além de despertar a vocação artística dos joaimenses, especialmente crianças e jovens, é favorecer a democratização das artes, direito de todos. O CIARTE é uma escola municipal que garante aos joaimenses um espaço agradável com infra estrutura adequada para o aprendizado e execução de várias atividades artísticas. • Música: Musicalização infantil, violino, violão, instrumentos de sopro das famílias dos metais e madeiras. O CIARTE oferece aulas gratuitas desses instrumentos e possui vários grupos musicais que já se apresentam: Conjunto de flautas “Doce harmonia e Doce Encanto”, Filarmônica Municipal Licínio de Castro, Fanfarra,grupo de violinos e violão. • O Meio Ambiente é também trabalhado no CIARTE. Crianças a partir de 5 anos até pessoas da 3ª Idade usufruem das atividades do CIARTE gratuitamente, favorecendo assim uma saudável convivência entre várias gerações. A Prefeitura Municipal de Joaíma faz acontecer no CIARTE um trabalho de PROMOÇÂO SOCIAL porque acredita no poder da arte para sensibilizar e educar as pessoas que buscam essa oportunidade de crescimento Sócio-Cultural.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

HISTÓRIA DO REISADO DE JOAÍMA

HISTÓRIA DO REISADO DE JOAÍMA



Segundo D. Ana Rodrigues Gonçalves (D. Preta), cantadeira de reis nascida em 20/06/1923 nessa cidade de Joaíma, ela começou a acompanhar o seu pai, Veríssimo Rodrigues Gonçalves, por volta de 1934 quando completara 11 anos e foi permitida pelo pai a acompanhar a 1ª folia de reis da vida.

Segundo ela, naquela época, não era comum a presença de mulheres folionas nos grupos de reis, mas como Maria Lucas, sua tia e seu irmão Clemente Gonçalves participavam do grupo, seu pai então permitiu que ela acompanhasse o reisado pelas ruas ainda descalças da nossa cidade.

Ela, D. Preta, uma senhora octogenária na lucidez dos seus 86 anos, lembra perfeitamente os nomes de mais alguns componentes do grupo, a saber : Clemente Quibebo e Fortunato e nos conta que a alegria de cantar reis antigamente era outra, pois as pessoas acompanhavam os foliões com mais singeleza e naturalidade. Segundo os seus cálculos o 1º grupo de folia de reis de Joaíma começou a sua andança por volta de 1924, pois seu pai nessa época deveria ter uns 40 anos e até hoje, suas filhas, netas e netos seguem tecendo as cantigas de louvor aos reis magos...

E a saga continua...


                                                             Zé Miranda
                                          
                                        ABAIXO FOTOS DO REISADO DE JOAÍMA



















Nenhum comentário:

Postar um comentário