CIARTE - CENTRO INTEGRADO DE ARTES - JOAÍMA – MINAS GERAIS

O principal objetivo desse projeto, além de despertar a vocação artística dos joaimenses, especialmente crianças e jovens, é favorecer a democratização das artes, direito de todos. O CIARTE é uma escola municipal que garante aos joaimenses um espaço agradável com infra estrutura adequada para o aprendizado e execução de várias atividades artísticas. • Música: Musicalização infantil, violino, violão, instrumentos de sopro das famílias dos metais e madeiras. O CIARTE oferece aulas gratuitas desses instrumentos e possui vários grupos musicais que já se apresentam: Conjunto de flautas “Doce harmonia e Doce Encanto”, Filarmônica Municipal Licínio de Castro, Fanfarra,grupo de violinos e violão. • O Meio Ambiente é também trabalhado no CIARTE. Crianças a partir de 5 anos até pessoas da 3ª Idade usufruem das atividades do CIARTE gratuitamente, favorecendo assim uma saudável convivência entre várias gerações. A Prefeitura Municipal de Joaíma faz acontecer no CIARTE um trabalho de PROMOÇÂO SOCIAL porque acredita no poder da arte para sensibilizar e educar as pessoas que buscam essa oportunidade de crescimento Sócio-Cultural.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DOMINGOS BARRIGA BRANCA - Desde os 7 anos de idade exercia a atividade de artesão. Embora conte com um razoável mercado para as suas peças, prestava outros tipos de serviços para aumentar a sua renda.

ARTE RAIZ

Domingos José Siqueira dos Santos,conhecido como Domingos Barriga Branca, nasceu na fazenda Muriti, há 18 quilômetros da cidade, em 1925. Residia à rua Frei Emerenciano nº 81, na cidade de Joaíma.

Desde os 7 anos de idade exercia a atividade de artesão. Embora conte com um razoável mercado para as suas peças, prestava outros tipos de serviços para aumentar a sua renda.

No dia em que foi entrevistado (30.09.86) havia ido à cidade de Jequitinhonha conduzindo em automóvel, um casal que havia marcado uma audiência com o Juiz de Direito. Recebendo naquela época a quantia de Cz$50,00 (Cinquenta Cruzeiros) pelo transporte.

Além da madeira usava alguns metais de sucata aplicados às peças.

Do conjunto de ferramentas constavam os seguintes: limas, formões, goivas, enxós, facas, serras, serrotes.

Segundo o senhor domingos suas peças estavam ligadas à realidade, não procurando criar nada de fantástico. Procurava esculpir figurações de trabalhadores de sua região, entre outros bois cavalos, carros de bois,etc... Além disso, não se contentava com a estática de sua imaginária e dava sentido teatral em suas peças com o flexionamento das figuras.

Senhor Domingos não era somente um escultor popular. Teve uma profunda raiz no artesanato utilitário. Usando madeira macia, como cedro, confeccionando rabecas, violas, cavaquinhos, violões e banjos.

Outras atividades ligadas ao entalhe é a confecção de espingardas com madeira resistente e cabo de revólver com chifre de boi.
 
Confira abaixo algumas peças deixadas por este talentoso escultor. Estas peças  pertencem ao acervo da Biblioteca Municipal Belarmina Pereira Peixoto (Joaíma).




Nenhum comentário:

Postar um comentário